terça-feira, 25 de maio de 2010

Infecção viral associada à diabete tipo I

Pesquisadores italianos detectaram uma associação significante entre infecção por enterovirus e diabetes tipo I em crianças. Examinando 112 pacientes das unidades de endocrinologia pediátrica de Varese e Pisa entre 2 e 16 anos, os pesquisadores italianos detectaram baixa infectividade enteroviral e fragmentos genômicos em 83% dos pacientes com diabete tipo I, em comparação a apenas 7% das crianças sem a doença. Os pesquisadores são cuidadosos em afirmar que não se pode concluir nenhuma relação causal entre a infecção viral e diabete - ou seja, com esses dados não se pode afirmar que o enterovirus causa diabete, por exemplo - mas se os resultados forem comprovados em outros estudos (outras populações, por exemplo), o enterovirus poderá ser usado como marcador biológico de diabete juvenil.

Os resultados da pesquisa foram apresentados no encontro da Sociedade Americana de Microbiologia. A diabete tipo I, ou diabete juvenil, é uma doença auto-imune onde as células beta do pâncreas, produtoras de insulina, são atacadas pelo sistema imune do paciente (por isso o paciente precisa de injeções de insulina).

Fonte: Science Daily

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu costumo aceitar todos os comentários que não sejam SPAM e que não sejam ofensivos. Mas antes de escrever, leia a política de comentário do blog. Entenda, do fundo do seu coração, que seu comentário poderá ser rejeitado caso ele não siga as regras do blog.

E por favor, use apenas páginas pessoais na sua assinatura. Nunca use links para empresas, ainda que você queira falar na condição de representante de sei-lá-o-quê ;)

Related Posts with Thumbnails