Não tenho pretensões de tratar do assunto com a experiência do De Rerum Natura, a profundidade do Ars Physica ou a abrangência do Science Blogs brasileiro, mas ainda assim quero contribuir com meu ponto de vista. É quase impossível descrever exatamente uma pesquisa de forma que todos a apreciem e se entusiasmem, e ao mesmo tempo não perder a precisão acadêmica.
Minha intenção é descrever informalmente os trabalhos científicos, tentando não desfigurá-los demais. Arte que não domino, diga-se de passagem. Assim fiquem à vontade para corrigir, perguntar e pedir bis -- lembrando-se das regras para um comentário bem-sucedido. Minhas áreas de interesse gravitam entre a biologia e a estatística. Ou seja, acabo falando de qualquer coisa, bastando colocar um "à luz da evolução" ou "na média" na conversa.
A principio não me estenderei muito nas análises aqui - para quem quiser acompanhar eu compartilho comentários mais longos em outro blog, em inglês. Algumas notícias vistas aqui serão baseadas em outros sites de divulgação - devidamente creditados como fonte. Também será comum um comentário curtíssimo, uma foto ou um link apenas, que nem chega a um minuto.
Por outro lado, quando o tempo me permitir posso escrever uma série mais longa ou mais aprofundada. Não que eu possa escrever com propriedade sobre muitos assuntos, mas esse é o caminho da aprendizagem. Sugestões são obviamente bem-vindas.
Enfim, este é o espaço onde tentarei, entre outras coisas, explicar as notícias como as contava aos meus irmãos. E que posso escrever nos minutinhos em que tomo um café.
Ilustração baseada no 万年自鳴鐘 (mannen-jimeishou, relógio de dez mil anos), relógio construído em 1851 por Hisashige Tanaka |