quarta-feira, 28 de julho de 2010

Menos verde no mar

O fitoplâncton, responsável pela produção de aproximadamente metade da matéria orgânica terrestre e da maioria do seu oxigênio, está desaparecendo. Seu número tem diminuído 1% por ano nos últimos cem anos, e essa taxa aumenta com o aumento da temperatura. Há regiões em que o declínio das populações de fitoplâncton é maior - próximo aos polos e em mar aberto - e outras em que houve um aumento, como em áreas costeiras com certos dejetos industriais. Esses resultados se baseiam em medidas de transparência da água, medição direta da quantidade de clorofila em amostras e dados de satélite.

Outro trabalho do mesmo grupo focou na distribuição de várias espécies marinhas, desde corais e algas até tubarões e baleias. Os animais com maior mobilidade como a baleia, o atum e a lula se concentram e áreas mais longe do Equador, e apesar de haver vários outros fatores relacionados com a distribuição dessas espécies (como diversidade ecológica, disponibilidade de oxigênio), a variável que mais influencia os padrões observados é a temperatura na superfície marinha.


Fitoplâncton, cuja clorofila é visível via satélite


Fonte: Not Exaclty Rocket Science (by Ed Yong)
Artigo Original: doi:10.1038/nature09268 e doi:10.1038/nature09329 (acesso restrito a assinantes)
Crédito da Imagem: NASA Earth Observatory Collection e Harry Taylor/Nikon Small World (via Science NOW)
Para saber mais: Science Daily (aqui também), Science NOW, Nature News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu costumo aceitar todos os comentários que não sejam SPAM e que não sejam ofensivos. Mas antes de escrever, leia a política de comentário do blog. Entenda, do fundo do seu coração, que seu comentário poderá ser rejeitado caso ele não siga as regras do blog.

E por favor, use apenas páginas pessoais na sua assinatura. Nunca use links para empresas, ainda que você queira falar na condição de representante de sei-lá-o-quê ;)

Related Posts with Thumbnails