Três comentários rápidos:
- Estudos preliminares encontraram algas unicelulares dentro de células de embriões de salamandra. Não em volta do embrião como se poderia esperar, mas dentro das células - seria o primeiro caso em vertebrados, dada a existência do sistema imune adaptativo.
- Sabe-se que o vírus HIV-1, causador da AIDS, invadiu a população humana a partir de chimpanzés no início do século passado. Chimpanzés e outros macacos são infectados pelo SIV (vírus da imunodeficiência símia), e um trabalho apresentado recentemente (mas não publicado ainda) mostra que esse vírus circula entre macacos há muito mais tempo. A transmissão para o chimpanzé, por exemplo, foi há no mínimo vinte mil anos atrás - utilizando uma análise de calibração molecular que ainda vai ser posta à prova por outros pesquisadores.
- Há alguns vírus (como o HIV-1 citado acima) que integram seu material genético no genoma do hospedeiro - ou seja, faz parte do processo de transmissão "enfiar" seus genes no meio do genoma do organismo infectado. Esse não é o caso dos vírus de RNA pertencentes aos grupos Filovírus e Bornavírus (causadores, por exemplo, de doenças neurológicas e febres hemorrágicas). Assim é surpreendente a descoberta de "fósseis" desses vírus nos genomas de vários vertebrados: em 19 espécies de vertebrados (dos quais conhecemos o genoma completo) foram encontradas 80 sequências virais integradas. Essas integrações aconteceram há até mesmo 40 milhões de anos atrás, e apesar de não se saber como os vírus foram parar lá, suspeita-se que conferem alguma vantagem ao hospedeiro (como por exemplo "competir" com outros virus, defendendo assim o hospedeiro).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Eu costumo aceitar todos os comentários que não sejam SPAM e que não sejam ofensivos. Mas antes de escrever, leia a política de comentário do blog. Entenda, do fundo do seu coração, que seu comentário poderá ser rejeitado caso ele não siga as regras do blog.
E por favor, use apenas páginas pessoais na sua assinatura. Nunca use links para empresas, ainda que você queira falar na condição de representante de sei-lá-o-quê ;)